quarta-feira, 26 de outubro de 2016

7º ANO - Leitura 4º Bimestre: AVENTURA

Após a leitura do livro escolhido, do gênero aventura, compartilhe sua análise. Para fazer isso, acesse o link: FICHA DE LEITURA e registre suas considerações. Não deixe de responder nenhum dos campos.

Esta atividades deverá ser cumprida até o dia: 16/11/2016.


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

9º ANO: Sistematização de Leitura Bimestral - 4º Bimestre

Vamos realizar os registros de nossas leituras do bimestre? Após a leitura do livro escolhido, registre as informações técnicas do livro, elabore uma resenha crítica e também, compartilhe o poema que você escolheu e que de alguma forma, diz algo sobre você. Para realizar esta atividade, acesse o link: SISTEMATIZAÇÃO DE LEITURA.

Esta atividades deverá ser cumprida até o dia: 16/11/2016.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Interpretação Textual: Circuito Fechado - Ricardo Ramos

Interpretação Textual: Circuito Fechado - *Ricardo Ramos


* Ricardo Ramos nasceu em Palmeira dos Índios, AL, em 1929. Publicou seus primeiros contos aos 20 anos. Filho do escritor Graciliano Ramos, escreveu novelas, romances, memórias e livros técnicos sobre publicidade. Autor premiado, foi também jornalista, publicitário e professor de Comunicações. Faleceu em São Paulo, em 1992.

Fonte: Borgatto, Ana Maria Trinconi. Projeto Teláris: português: ensino fundamental 2. São Paulo:Ática, 2015.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Charge: Angeli - Folha de São Paulo


ANGELI, Folha de S.Paulo. São Paulo, 7 out. 2011.p. A2.

De que modo a charge acima oferece um ponto de vista sobre o assunto abordado na crônica "Assunto urgente", de Gregório Duvivier?

Obs: Utilize o campo " comentários" para responder.

Assunto urgente - Gregório Duvivier

Carlos,
Não sei se você pegou o whatsapp que eu te mandei, avisando que eu tinha te mandado uma mensagem via SMS. A mensagem era referente ao e-mail que eu te enviei pedindo desculpa pela quantidade de recados que eu deixei na sua caixa postal, onde li em voz alta as mensagens que eu te mandei por "inbox". Eu sei que exagerei na quantidade de "inboxes", mas às vezes as mensagens vão parar na caixa "outros", sobretudo depois que a pessoa te bloqueou.
Comentei no seu Instagram que tinha tentado te mandar uma DM no Twitter, mas não tinha conseguido porque você não me seguia. Na DM te perguntava se você ainda usa Orkut. Lá te mandei um monte de testimonials (não é pra aceitar, é só pra ler), perguntando seu novo endereço, porque as cartas que te mando têm voltado, assim como os telegramas. Pensei em te mandar um fax, mas logo lembrei que queimei o meu fax na fogueira que fiz pra te mandar sinais de fumaça, que causou um incêndio no prédio, que resultou na minha expulsão, que acabou me trazendo pra casa em que estou hoje.
Me mudei e custei a perceber que você talvez estivesse escrevendo para o meu endereço antigo. Pensei em passar no meu antigo prédio pra checar se não havia cartas suas por lá, mas lembrei que não sou benquista no bairro, depois do incêndio.
Pensei em passar no seu prédio, mas tampouco sou benquista por aí, por causa da maldita ordem de restrição. Por isso comprei um pombo, que passei um tempo tentando adestrar para buscar as cartas que você tem escrito pra mim. Amarrei uma mensagem no seu pé e mostrei o caminho da sua casa no mapa do iPhone. Atirei-o pela janela, mas ele nunca voltou. Pensei que ele talvez tivesse sido apreendido pela polícia. Reli a ordem de restrição, mas ela não faz menção ao envio de animais-de-correio. Concluí, então, que a culpa é da Apple, que definitivamente não sabe fazer mapas. Se por acaso vir um pombo pardo, perdidinho, com uma longa carta na pata esquerda, é o meu. Um conselho: quando for mandá-lo de volta, não use o mapa da Apple, use o Google Maps.
Hoje estou morando em um lugar agradabilíssimo, mas que insiste em me privar de caneta e papel, assim como das minhas mãos, que no momento estão presas em uma linda camisa branca de mangas longas (demais). Por isso te mando essa mensagem telepática, que peço que responda telepaticamente, pois de outro modo talvez não chegue até mim. Sempre sua, Carmen.

Para se divertir, mas também para refletir sobre o assunto, leia a crônica "Assunto urgente". Na crônica, a situação, aparentemente cômica, revela a dificuldade de comunicação, mesmo quando se conta com tantas formas e com tantos meios de entrar em contato com as pessoas.
No campo "comentários" apresente suas considerações sobre:

Será que todas essas transformações tecnológicas podem afetar a comunicação entre as pessoas?

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Processo Seletivo IFPR 2017: Campus de Telêmaco Borba oferece 268 vagas em 6 cursos Técnicos e Superiores gratuitos!

terça-feira, 4 de outubro de 2016 - 4:00 PM
Já estão disponíveis os editais do Processo Seletivo IFPR 2017, que ofertam para o próximo ano 268 vagas em 3 Cursos Técnicos Nível Médio e 3 Superiores, gratuitos no IFPR – Campus de Telêmaco Borba.
As inscrições vão de 03 de outubro a 08 de novembro e deverão ser realizadas pela internet, por meio do portal daFUNTEF, responsável pela organização do processo.
A aplicação das provas será realizada em uma única fase, no dia 11 de dezembro de 2016, das 14h às 18h30.
As inscrições devem ser realizadas pela página da FUNTEF, entre os dias 03 de outubro e 08 de novembro de 2016, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, da escolha da língua estrangeira e do Questionário Socioeconômico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00, sendo possível fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição.
pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser apresentado, no período de 03 a 21 de outubro de 2016.
Editais
Confira os Editais nº 19/2016 (Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade presencial) e nº 20/2016 (Cursos de Graduação, na modalidade presencial), que regem o Processo Seletivo IFPR 2017.
Fonte: http://telemaco.ifpr.edu.br/2016/10/04/processo-seletivo-ifpr-2017-campus-de-telemaco-borba-oferece-268-vagas-em-6-cursos-tecnicos-e-superiores-gratuitos 

LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS PARA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO (Conteúdo programático com base no Ensino Fundamental) 
REDAÇÃO - A prova de redação constará da elaboração de um texto a ser desenvolvido conforme as orientações constantes da prova, a partir de um dos seguintes gêneros textuais: texto de opinião, carta do leitor, carta de solicitação, carta de reclamação ou resposta argumentativa. Serão consideradas as competências elencadas no Anexo VIII deste Edital, primando pela adequação ao gênero, fidelidade ao tema, clareza, coesão e coerência. 
LÍNGUA PORTUGUESA - Leitura, compreensão e análise de textos. Gêneros textuais em sua produção e circulação. Identificação, distinção e comparação de informações expressas no texto. Coesão e coerência textuais. Recursos verbais e não-verbais e suas funções no texto. Estrutura da Língua Portuguesa. Poema e poesia. Narrativas literárias.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sobre este espaço

Queridos alunos (as)!

Este será nosso novo espaço. Um espaço despretensioso em que poderemos enriquecer nosso conhecimento a tudo o que se refere a nossa Língua. Aqui não serão impostas regras, e toda descoberta e sugestão será bem-vinda. 

Entrem e fiquem a vontade. Utilizem o campo "comentários" para perguntar, sugerir, indicar boas leituras.
Conto com a participação de vocês! :)