quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Assunto urgente - Gregório Duvivier

Carlos,
Não sei se você pegou o whatsapp que eu te mandei, avisando que eu tinha te mandado uma mensagem via SMS. A mensagem era referente ao e-mail que eu te enviei pedindo desculpa pela quantidade de recados que eu deixei na sua caixa postal, onde li em voz alta as mensagens que eu te mandei por "inbox". Eu sei que exagerei na quantidade de "inboxes", mas às vezes as mensagens vão parar na caixa "outros", sobretudo depois que a pessoa te bloqueou.
Comentei no seu Instagram que tinha tentado te mandar uma DM no Twitter, mas não tinha conseguido porque você não me seguia. Na DM te perguntava se você ainda usa Orkut. Lá te mandei um monte de testimonials (não é pra aceitar, é só pra ler), perguntando seu novo endereço, porque as cartas que te mando têm voltado, assim como os telegramas. Pensei em te mandar um fax, mas logo lembrei que queimei o meu fax na fogueira que fiz pra te mandar sinais de fumaça, que causou um incêndio no prédio, que resultou na minha expulsão, que acabou me trazendo pra casa em que estou hoje.
Me mudei e custei a perceber que você talvez estivesse escrevendo para o meu endereço antigo. Pensei em passar no meu antigo prédio pra checar se não havia cartas suas por lá, mas lembrei que não sou benquista no bairro, depois do incêndio.
Pensei em passar no seu prédio, mas tampouco sou benquista por aí, por causa da maldita ordem de restrição. Por isso comprei um pombo, que passei um tempo tentando adestrar para buscar as cartas que você tem escrito pra mim. Amarrei uma mensagem no seu pé e mostrei o caminho da sua casa no mapa do iPhone. Atirei-o pela janela, mas ele nunca voltou. Pensei que ele talvez tivesse sido apreendido pela polícia. Reli a ordem de restrição, mas ela não faz menção ao envio de animais-de-correio. Concluí, então, que a culpa é da Apple, que definitivamente não sabe fazer mapas. Se por acaso vir um pombo pardo, perdidinho, com uma longa carta na pata esquerda, é o meu. Um conselho: quando for mandá-lo de volta, não use o mapa da Apple, use o Google Maps.
Hoje estou morando em um lugar agradabilíssimo, mas que insiste em me privar de caneta e papel, assim como das minhas mãos, que no momento estão presas em uma linda camisa branca de mangas longas (demais). Por isso te mando essa mensagem telepática, que peço que responda telepaticamente, pois de outro modo talvez não chegue até mim. Sempre sua, Carmen.

Para se divertir, mas também para refletir sobre o assunto, leia a crônica "Assunto urgente". Na crônica, a situação, aparentemente cômica, revela a dificuldade de comunicação, mesmo quando se conta com tantas formas e com tantos meios de entrar em contato com as pessoas.
No campo "comentários" apresente suas considerações sobre:

Será que todas essas transformações tecnológicas podem afetar a comunicação entre as pessoas?

12 comentários:

  1. Com certeza,a tecnologia em si tem evoluído muito,a comunicação teve um aumento enorme ,graças as redes sociais que possibilitam a comunicação com pessoas do mundo todo sem sair de casa, tanto para o dia-a-dia, como o filho que avisa sua mãe por uma mensagem que irá chegar tarde, ou para outros fins.
    A tecnologia está tão presente em nossa vida que as vezes nem nos damos conta,e chega a um ponto que não conseguimos viver sem esse mundo digital.

    M. Murilo de Souza L.

    ResponderExcluir
  2. Sim, quando esses meios são utilizados de maneira excessiva pois muitas vezes as pessoas estão mais próximas do que imaginam e a tecnologia os impedem de se encontrar, pois vivem uma vida virtual. Ela pode ser bem útil quando utilizada de maneira correta e consciente sem atrapalhar a sua vida pessoal com seus amigos e seus familiares.

    Andressa dos Santos e Maria Isabelle Stoberl

    ResponderExcluir
  3. Sim,porque elas não iriam mais se encontrar para poder ter um momento especial com os amigos,com isso elas ficam mais em lugares que tem acesso a Internet, geralmente em lugares que tem Wi-Fi,isso prejudica também sua comunicação com sua família,dentro de sua própria casa.Já por outro lado é bom pois isso ajuda a se comunicar mais rapidamente e ficar informados sobre as coisas que esta acontecendo no mundo.Em relação ao texto sim,pois ela fez varias loucuras para poder enviar uma simples mensagem coisa que ela poderia ter procurado ele e conversado formalmente,como dois adultos civilizados,na minha opinião ela não precisaria ter feito tantas coisas infantis.

    Ana Caroline e Hevillin

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao texto sim, porque em meio a tantas formas de comunicação, a mulher acabou se perdendo e ficando louca.
    Mas, na maioria das vezes, a tecnologia não é considerada um ponto negativo pois, na medicina por exemplo, o avanço da tecnologia, vem fazendo uma grande diferença.
    São disponibilizados inúmeros tratamentos de saúde, através da tecnologia.
    Vemos então, que a tecnologia utilizada de maneira consciente, pode sim ajudar as pessoas em todas as áreas de suas vidas, desde que ela seja utilizada com responsabilidade.
    Isis e Maysa

    ResponderExcluir
  5. Sim, isso facilita a comunicação entre a pessoas como parentes e amigos a distancia. Os meios de comunicação mais usados são WHATSAPP, FACEBOOK, INSTAGRAM, EMAIL, SNAPCHAT e etc. mais o uso deles tem que ser moderado pois se não vira dependência. Porem todos precisam de internet mas as vezes não temos acessos da temos q usar os meios que não precisa como SMS e CARTAS. Isso pode afetar a sociedade positivamente como uso adequado, e também pode ser afetar negativamente com o uso ao crime.

    ResponderExcluir
  6. Sim, há dois lados da moeda. Por um ângulo, podemos trocar ideias com pessoas que estejam a quilômetros de distância, seja para contatos profissionais, ou uma simples conversa com um familiar ou um amigo distante, "o mundo diminuiu de tamanho". Porém em contrapartida, parece que quanto mais tentamos nos comunicar, muitas das vezes não alcançamos nosso objetivo, obviamente a comunicação pessoal sempre será "completa e mais significativa". Contudo, é inegável o fato de que a tecnologia é essencial e eficiente para nossa comunicabilidade, pois em questão de horas enviamos uma pergunta e já obtemos respostas, sejam claras ou não. A acessibilidade da comunicação nos proporciona uma visão mais ampla sobre o que acontece no mundo em que vivemos, notícias, informações e coisas relevantes para o convívio em nossa sociedade. As transformações tecnológicas não podem ser consideradas negativas, uma vez que somos nós quem a utilizamos, basta fazermos um bom e consciente uso de tudo o que elas nos proporcionam.











































































































    ResponderExcluir
  7. Num ponto de vista sim, por exemplo vamos visitar um amigo e essa pessoa é extremamente viciada na tecnologia,e as vezes estamos tão entusiasmados com algo que até perdemos aquele encanto e contar a novidade,pelo fato de ficarmos de lado. Mas não só por esse motivo,entre tantos que o mundo aderiu de se desligar de tudo e todos para criar laços mais forte com a internet.Outro lado isso que a tecnologia esta nos oferencendo hoje em dia , nos permite muitas coisas,além do que imaginamos,como conversar com alguém que não vemos a tempo. Por isso podemos perceber como a internet nos possibilita de varias coisas,tanto pro mal quanto pro bem.

    Aline Correia,Ana Caroline e Lorena Siqueira

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes deixamos amigos e familiares de lado para podermos ficar conectados e alienados, e assim acabamos por perder o contado físico e o dialogo.
    Assim como um jantar em família,os pais nos celulares e os filhos querendo conversar e contar a novidade do dia ou como foi a escola e seus pais trabalhando ou até mesmo conversando com alguém de muito longe e não estão dando a atenção necessária para seus filhos. A tecnologia acaba tomando conta das pessoas e deixando-o em um mundo paralelo, muitas vezes são utilizadas de maneiras excessivas e acaba prejudicando a proximidade das pessoas.

    Amanda,Emanuele

    ResponderExcluir
  9. Sim, pois atualmente as pessoas estão muito ligadas e viciadas à tecnologia. As pessoas já não se importam mais com o velho "DIÁLOGO ENTRE AMIGOS" estão sempre conectadas as pequenas telas dos celulares. Mas o uso da internet também tem suas vantagens, como para pesquisas de trabalhos e coisas importantes, também para a fácil comunicação à distância, e ter conhecimento sobre coisas que não seria possível sem a internet.
    Caroline, Izabely H.

    ResponderExcluir
  10. Por um lado pode sim, por exemplo quando amigos ou familiares se reúnem pessoalmente e o celular ou computador acabam chamando mais a atenção do que uma propiá conversa formal, acaba os afastando de alguma forma.
    Por outro lado a comunicação acaba sendo mais rápida e fácil pela tecnologia de celulares e computadores. Exemplo quando algo acontece em casa com os filhos e eles necessitam que os pais que estão no trabalham saibam, apenas um whatsapp, e-mail ou inbox já estão cientes em segundos, isso melhora comunicação extremamente. Maria Cecília e Leôni

    ResponderExcluir
  11. Sim, ganhamos e perdemos dos dois lados.
    Pensando pelo lado da carta, da comunicação mais antiga, não obtínhamos uma resposta imediata, porém as pessoas não eram obcecadas por uma coisa "fútil". Já o lado da tecnologia, temos tudo de prontidão, desde avisar alguém que não comparecerá em sua festa, até o endereço de um local de uma prova, por exemplo.
    Alguns comerciantes focando em gerar mais lucros, instalam a rede wi-fi em seus estabelecimentos, que atrairá mais clientes.
    Ana Luiza Stoberl
    Emanoele Luisa
    Lorrayne Cristyne

    ResponderExcluir
  12. Sim, por um lado ela pode afetar, pois as pessoas não se comunicam verbalmente, elas passam a maioria do tempo na internet, nas redes sociais as vezes a conversa por mensagem parece mais importante que a comunicação social.
    E por outro lado ela ajuda na comunicação entre pessoas distantes.

    Ana Luiza, Nivia e Ludymila.

    ResponderExcluir